Climatério: A jornada para a Maturidade
- Aline Rodrigues
- 13 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

O climatério é uma fase de transição natural para as mulheres, marcada por uma série de mudanças físicas e emocionais que se intensificam à medida que o corpo começa a produzir menos hormônios femininos, principalmente estrogênio e progesterona. Essa etapa se inicia alguns anos antes da menopausa (caracterizada por 12 meses consecutivos sem menstruação) e pode durar vários anos, variando conforme o organismo e os fatores de saúde de cada mulher.
Durante o climatério, surgem sintomas como ondas de calor, alterações no sono, irritabilidade e mudanças de humor, mas apesar de tantas mudanças desafiadores esta fase pode ser uma oportunidade única para o autoconhecimento e a autocompaixão. Além das mudanças hormonais, surgem questionamentos sobre identidade, relacionamentos e o próprio papel na sociedade.
Os Desafios do Climatério
A diminuição dos hormônios pode afetar neurotransmissores como a serotonina, trazendo alterações no humor e, em alguns casos, aumentando a propensão à ansiedade e à depressão. Muitas mulheres relatam uma sensação de “perda de controle” ou um “questionamento profundo” sobre a vida que levam. Se usarmos esta fase a nosso favor, poderá ser o momentos de transição essenciais para a reinvenção pessoal, o autodesenvolvimento e a satisfação com a própria vida.
Para as mulheres a partir dos 40 anos, o climatério pode ser visto como um convite para uma reavaliação de suas prioridades. Esse processo de reflexão pode levar ao reconhecimento de aspectos da vida que precisam ser ajustados, seja em termos de autocuidado, de colocar alguns limites, de redescoberta de sonhos ou até na aceitação do próprio corpo e a mudança de hábitos que possam contribuir com esta nova fase.
Cuidando do Corpo e da Mente no Climatério
Práticas de autocuidado, como a meditação, técnicas de relaxamento, e a busca por atividades que tragam prazer e realização pessoal, são fundamentais para o bem-estar. O apoio terapêutico pode ajudar a mulher a explorar suas emoções, acolher suas transformações e encontrar novas formas de expressão pessoal. Além disso, exercícios físicos e alimentação balanceada são aliados fundamentais para amenizar os sintomas físicos e contribuir para a saúdo do nosso corpo e da nossa mente, que passam então a ter outras necessidades e precisam ser ouvidas.
Redefinindo o Significado da Maturidade
Encarar o climatério como um ciclo de renovação, em vez de um declínio, permite que a mulher viva com mais autenticidade. Esse momento traz a chance de redescobrir paixões, reavaliar relacionamentos e ressignificar o conceito de feminilidade e autoestima.
Jung, em uma de suas falas, diz que a vida inicia oficialmente após os 40 anos, e que até lá estamos "apenas fazendo pesquisa". Com isso ele quer dizer que na nossa primeira metade da vida descobrimos, experimentamos, nos apertamos para fazer parte de um determinado grupo mas que após isso passamos a entender o que, de tudo isso que experimentamos e conhecemos, faz mesmo sentido para nós, para o que gostamos e quereremos e não queremos mais em nossas vidas.
Aos 40 anos ou mais, o climatério pode, assim, ser visto como um ponto de partida para um novo capítulo, onde a mulher se permite ser protagonista de sua própria jornada, independente das expectativas externas.
E você? Já assumiu a direção de sua vida? Já preparou sua bagagem com o que te serve e eliminou o que não te cabe mais nesta nova etapa da vida?
コメント